A escola de Ballet Janne Ruth foi fundada em 1981 no bairro da aldeota onde estreou seu primeiro ballet de repertório o Quebra nozes entre outros ballets como Rio de Janeiro, tragam os homens de volta, coração de estudante, construção Deus lhe pague, salve o cinema americano, Orai e Vigiai, Retirante o Lamento do Sertão e Salve Cazuza. A Escola mudou de cara e de endereço passando a atuar na Bela Vista em 1994 onde estreou os Ballets Em nome de Jesus, Ovelório das matas, Floresta Amazônica, Milênio o Poder de um Sonho entre outros, e desde 2006 atua com Repertórios no seu novo endereço na Parquelândia. Convidamos a todos para participar do nosso Blog, pois ele foi criado para que houvesse uma interação maior dos alunos com a escola. É um espaço de divulgação, informação e entretenimento. Então vamos pessoal, quem tiver ideias de posters, enquetes, imagens interessantes...opinem, esse espaço é nosso!!!!

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Benefícios do balé

A essência de todas as danças é exercício físico para qualquer idade.
Dá elasticidade, redesenha o corpo e combate o envelhecimento.
Ah!... postura de bailarina. Quem nunca sonhou com isso?
Corpo alongado, porte elegante, nada de barriga e excesso de peso, pernas duras, bumbum firme, andar leve de quem quase flutua. Dá para identificar de longe quem estudou balé, porque essas características se incorporam por toda a vida.
Mas quem pensa que os benefícios do balé clássico se resumem ao aspecto físico,
não imagina as maravilhas que ele faz à alma. Exercitado através da
música clássica, o balé desperta emoções, libera tensões
por causa do grande esforço físico e mobiliza sentimentos.
"A aluna tem de interpretar a música que escuta, deixar que o sentimento saia de dentro do coração, da alma", diz a professora Halina Biernacka, um dos maiores nomes do balé no Brasil que, com mais de 80 anos de idade, ainda dá aulas e faz piruetas.
Por tudo isso, o balé proporciona equilíbrio entre corpo e mente, promovendo a harmonia interior. Aumenta a auto-estima e a autoconfiança, dá disposição física e bem-estar, combate a timidez, desenvolve a musicalidade e a agilidade mental.
O ballet também tem uma vantagem extra: é um forte aliado contra o envelhecimento,
pois dá firmeza ao corpo e ao espírito. "Com o tempo as pessoas tendem a perder altura", lembra Halina Biernacka. "Isso acontece porque o corpo 'senta' e se encolhe", explica. Mas quem estudou balé incorpora uma postura física e mental que favorece não só o corpo - que não se adapta mais a posições "largadas" -,
mas também o espírito, que permanece ágil.
Você, que muitas vezes sonhou em experimentar este universo à parte,
pensa que os efeitos milagrosos do balé estão inacessíveis só porque
já passou da adolescência?
Aí é que se engana, pois hoje os conceitos mudaram.
Embora o balé clássico continue sendo a base de todas as danças e
permaneça como arte tradicional em todo o mundo, já está sendo admitido como
modalidade de exercício físico que pode ser praticado por pessoas de qualquer idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário