A escola de Ballet Janne Ruth foi fundada em 1981 no bairro da aldeota onde estreou seu primeiro ballet de repertório o Quebra nozes entre outros ballets como Rio de Janeiro, tragam os homens de volta, coração de estudante, construção Deus lhe pague, salve o cinema americano, Orai e Vigiai, Retirante o Lamento do Sertão e Salve Cazuza. A Escola mudou de cara e de endereço passando a atuar na Bela Vista em 1994 onde estreou os Ballets Em nome de Jesus, Ovelório das matas, Floresta Amazônica, Milênio o Poder de um Sonho entre outros, e desde 2006 atua com Repertórios no seu novo endereço na Parquelândia. Convidamos a todos para participar do nosso Blog, pois ele foi criado para que houvesse uma interação maior dos alunos com a escola. É um espaço de divulgação, informação e entretenimento. Então vamos pessoal, quem tiver ideias de posters, enquetes, imagens interessantes...opinem, esse espaço é nosso!!!!

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

A magia da dança

Foto da matéria

Clique para Ampliar
A escola de Ballet Janne Ruth em parceria com o Grupo Bcad realizam três espetáculos. A imagem (acima) é da apresentação "Suite Quebra Nozes", em 2009
20/12/2010
O Grupo Bailarinos de Cristo Amor e Doação (Bcad) e a Escola de Ballet Janne Ruth apresentam hoje e amanhã, no Theatro José de Alencar, três espetáculos
Na semana natalina, o público cearense ganha três presentes especiais. São eles, os espetáculos de dança: "Somos Marias", "La Fille Mal Gardée" e "Hairpray". Ambos resultados da parceria entre o Grupo Bailarinos de Cristo Amor e Doação (Bcad) e a Escola de Ballet Janne Ruth. As apresentações tem como cenário o palco do Teatro José de Alencar (TJA).

O espetáculo "Somos Marias", que acontece hoje, a partir das 17 horas, foi inspirado na animação gráfica "Vida Maria" do cineasta Márcio Ramos, produzido em 2006 e premiado em diversos festivais nacionais e internacionais, como Animamundi, Havana-Cuba e Cine-Ceará.

A apresentação conta com a participação de 400 crianças e adolescentes do ponto de cultura Bcad. Unindo dança, teatro e música. "Nosso sertão serve de cenário para narrar esse belíssimo conto. E é nesse clima seco, de terra árida, caracterizado por suas cores fortes e pelo acentuado calor do sol que, ao abrir das cortinas, você fará parte de um espetáculo instigante. Nossos artistas moldam a cada cena um traço dessa história, produzindo de forma dinâmica diálogos constantes com todo o espaço cênico", diz Janne Ruth.

Outros repertórios
Após a o espetáculo "Somos Marias", serão apresentados, às 20 horas, hoje e amanhã, "La Fille Mal Gardée" e "Hairpray". O primeiro, com remontagem de Douglas Motta e direção Geral de Janne Ruth, conta a história de uma viúva e sua filha Lise. "A la Romeu e Julieta", a narrativa se volta ao drama da jovem apaixonada pelo camponês Colas, empregado da fazenda de sua mãe. O romance dos dois desagrada profundamente à viúva, que possui ambiciosos planos para sua filha.

Com temática mais voltada para a comédia, o musical "Hairpray", que traz coreografias de Atenita Kaira e Márcio Carvalho, também com direção geral de Janne Ruth, mostra as aventuras de Tracy Turnblad. Uma jovem que adora dançar e cantar assistindo o programa de televisão, "The Corny Collins Show", juntamente com sua amiga Penny Pingleton.

Quando Tracy descobre que terá uma audição para participar do programa, ela pede permissão a mãe Edna, que teme a rejeição da filha, por ela estar fora dos padrões de beleza da sociedade. Mesmo assim, a jovem tenta entrar no show através de uma audição com a diretora do programa, Velma Von Tussle, que não aceita sua participação, reprovando-a e descriminando-a, pelo fato de ela ser gordinha.

Contudo, Tracy não desiste de seu sonho e continua a insistir. Em uma oportunidade, a jovem impressiona os juizes do programa e acaba ganhando um espaço na atração. O seu sucesso faz com que a audiência do programa aumente e todos querem estar na sua moda. "Hairspray", também, teve em 2007, uma versão para o cinema dirigido por Adam Shankman . A personagem Tracy foi interpretada pelo ator John Travolta.

Segundo Janne Ruth, essa é uma oportunidade das pessoas conhecerem, principalmente, o trabalho dos jovens do Grupo BCAD, que leva a magia da dança para crianças e jovens em situação de risco ou vulnerabilidade socioeconômica, dos bairros Bela Vista, Mucuripe, São Gerardo, Parquelândia, Amadeu Furtado e arredores.

Fique por dentro Grupo Bcad
Uma associação sem fins lucrativos, de direito privado, que atua desde 1994, em Fortaleza. O Bcad tem como objetivo promover a reinserção e integração social de crianças e adolescentes em situação de risco, por meio de ações relacionadas à arte, cultura e educação. O Grupo tem alcançado enorme destaque nos Festivais em que participa, trazendo tanto para o Brasil como para o Ceará importantes prêmios e reconhecimento da mídia e crítica. O BCAD conta com 177 premiações recebidas, e 25 espetáculos montados.

MAIS INFORMAÇÕES
Espetáculo "Somos Marias", hoje às 17 horas. Entrada gratuita. " La Fille Mal Gardée" e "Hairpray", hoje e amanhã, às 20 horas. Entrada R$ 10 inteira e R$5 a meia. Esses dois espetáculos oferecem 600 cortesias (300 para cada dia). Entrar em contato com o Núcleo Bcad pelo Telefone: (85) 3482.0510 ou por email: janne_ruth@yahoo.com.br

ANA CECÍLIA SOARESREPÓRTER






Nenhum comentário:

Postar um comentário